Recordar é viver!

"Contar é muito dificultoso. Não pelos anos que já se passaram. Mas pela astúcia que têm certas coisas passadas de fazer balance, de se remexerem dos lugares. A lembrança da vida da gente se guarda em trechos diversos; uns com os outros acho que nem se misturam... Contar seguido, alinhavado, só mesmo sendo coisas de rasa importância. Tem horas antigas que ficaram muito mais perto da gente do que outras de recente data. Toda saudade é uma espécie de velhice. Talvez, então, a melhor coisa seria contar a infância não como um filme em que a vida acontece no tempo, uma coisa depois da outra, na ordem certa,sendo essa conexão que lhe dá sentido, princípio, meio e fim, mas como um álbum de retratos,cada um completo em si mesmo, cada um contendo o sentido inteiro. Talvez seja esse o jeito de escrever sobre a alma em cuja memória se encontram as coisas eternas, que permanecem..."Guimarães Rosa. Quero trazer à memória aquilo que me dá esperança, como diz a palavra do Senhor, em Lamentações 3: 21. Desejo que minhas postagem tragam ânimo. “Sem memória, hoje, nossa civilização caminha desnorteada, pois não conhece seu passado, não tem consciência em seu presente, e não projeta perspectiva no futuro”.

Translate - Tradutor

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Projeto: Quem canta encanta!



Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música.

      Em 2010, na creche Sonho Feliz, a música na turma do berçário II, expressava o que não pode ser dito em palavras, partindo desse interesse, criamos um trabalho voltado a música de diferentes épocas e rítmos, afinal...

Quem canta os males espanta!


 "No mundo do faz de conta", sei tocar violão muito bem.

 Isabela com o cavaquinho.

 As crianças compartilharam variados intrumentos oferecidos na sala de atividades.

 Cartazes com as produções das crianças em sala.

Cartaz com o tema do projeto.

    É necessário sempre diversificar os repertório pré-escolar, as crianças gostam de ter contato com diferente estilos musicais. As danças e rodopios é um bom exercício físico e ajuda no desenvolvimento da fala.
    A música na Educação Infantil deve ser uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e momento feliz para a criança. Cada momento musical deve incentivar ações, comportamento motores e gestuais. Entendemos a musicalidade como uma tendência que leva o ser humano para a música, quanto maior a musicalidade e mais cedo a mesma é incentivada no indivíduo, mais rápido será seu desenvolvimento.  
Por Fernando Rebouças

 Educadora Luciana com seu filho ao teclado.

 Educadoras responsáveis pelo projeto: Eliane, Márcia, Vera, Valéria e Luciana.


"O educador deve estimular a criança pequena a desenvolver a linguagem utilizando-se de músicas e melodias curtas, com conteúdo criativo, que possibilitem sempre novas aprendizagens. Observamos escolas que utilizam sempre as mesmas músicas, sem qualquer tipo de variedade, fazendo uso de músicas veiculadas pela mídia, que na maioria das vezes não acrescentam conhecimento às crianças."
Durante o desenvolvimento do projeto  procuramos inserir diferentes estilos e ritmos musicais, além das tão conhecidas canções infantis.

Algumas das músicas apresentadas: Glenn Miller - In The Mood,  Super Fantástico - Balão Mágico,  Dó ré  mi - Trilha sonora do filme "A noviça rebelde", Boneca de lata - Bia Bedran, entre outras.


Um comentário:

Deixe aqui seu comentário ou sugestão. Obrigada.