Educadoras: Luciana, Andrea Mendes, Márcia Araújo,
Márcia Aragão, Andréia Feijó e Ana Cláudia
Educadoras: Márcia Aragão e Márcia Araújo
Alunos atendidos: Maternal I
Projeto: Todas as nossas
coisas
Período: Outubro e Novembro
Objetivos:
Estimular a linguagem oralObjetivos:
Levar a criança a nomear objetos
e seres vivos (tudo tem um nome)
Desenvolver a criatividade
como elemento de auto-expressão.
Estimular a atenção e a
imaginação
Socializar
Levar a criança a conhecer
diferentes objetos que não são de seu uso cotidiano.
Desenvolvimento:
Na hora da “rodinha”
contamos a história da criação através de uma Bíblia ilustrada para crianças.
Ao terminar a rodinha as crianças puderam manusear a Bíblia e depois
registraram a história em um cartaz.
Os cartazes produzidos pelas crianças.
O resultado:
Identidade:
As crianças já identificavam seus nomes na
chamadinha, feita todos os dias, e agora tiveram a oportunidade de registrá-lo
em uma ficha.
O nome próprio de uma
criança e seu marco de identificação e, por isso, é tão valorizado por ela. E é
por esse motivo que o trabalho com o nome próprio gera uma relação de
identidade da criança com a escrita.Trabalhando com rótulos:
Antes mesmo
de aprender a ler a criança já traz um conhecimento de mundo, que chamamos de “leitura incidental”, como por exemplo,
ela não sabe ler a palavra, mas ela associa aquele objeto ao seu rótulo, ela já
está lendo embora não domine o código linguístico.
Alguns dos objetos apresentados durante o projeto:
Do ponto de vista
cognitivo o significado de leitura para as atividades das crianças são “leitura de experiência”, tendo em
vista que quando a criança leva um objeto á boca, quando agarra, puxa e encaixa
objetos e ainda quando ouve e imita sons entre outros ela está lendo o mundo
que a cerca.
Porta jóias musical
Bomba de ar
Binóculo
Máquina de datilografia
Experimentando sabores:
A alfabetização
deve ser compreendida, pois, como uma técnica que se inicia com a criança
pegando ou ouvindo, combinando, e experimentando sabores, texturas, formas e objetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário ou sugestão. Obrigada.